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  • Samia Miranda

O B2B deseja experiências na hora de realizar compras

Atualizado: Jul 13



A experiência do cliente, ou Customer Experience (CX) é toda interação existente entre clientes e a empresa durante todo o processo de venda e pós-venda. Uma boa experiência do consumidor garante maior satisfação, maior rapidez no fechamento das vendas e uma boa percepção da marca.


No universo B2C (Business to Consumer), a experiência do consumidor é bastante explorada pelas empresas, mas no B2B (Business to Business) ainda é precária. Em mercados com cada vez mais concorrência, o diferencial está em como a empresa facilita e melhora a experiência do seu cliente. Veja abaixo alguns dados sobre experiência do cliente B2B:


* Segundo dados de 2019 da Lumoa, 80% dos compradores B2B estão procurando e esperando por uma jornada de compra como a de um cliente B2C.


* De acordo com o Gartner (2019), 77% dos compradores B2B sentem que fazer uma compra é muito complicado e custoso em tempo. 90% dos clientes pesquisados não seguem uma jornada de compra linear e muitas vezes retornam e repetem pelo menos uma ou mais tarefas na jornada de compra.


* Em seu relatório de 2020, a PwC descobriu que o número de empresas investindo na experiência omnichannel cresceu de 20% para mais de 80%.


A experiência no B2B


Uma pesquisa realizada pela NewVoice Media mostrou que 58% dos consumidores entrevistados nunca voltam a fazer negócios com uma marca depois de uma experiência negativa. 69% afirmaram que recomendariam uma empresa após uma experiência de atendimento positiva.


No mercado B2B, mais pessoas estão envolvidas no processo de decisão de compra do que no mercado B2C. Isso torna a experiência do consumidor diferente e mais burocrática. Nesse contexto, uma das principais estratégias de CX é o uso de tecnologias para desburocratizar o processo de compra.


Mas não podemos nos esquecer do omnichannel, que resumidamente é estar presente em diferentes canais para melhorar o relacionamento com o cliente e oferecer uma experiência integrada. Estes canais podem ser site próprio, lojas físicas, redes sociais e até mesmo estar presente em um marketplace.


O Empório Clube e a experiência B2B


Baseado em todo esse contexto, se sua empresa busca estratégias de como melhorar a experiência do cliente B2B ou se inserir neste mercado, o marketplace Empório Clube é a resposta. Contamos com uma plataforma responsiva e de fácil navegação que conecta o setor de Shopping Centers com empresas como a sua.


Nosso marketplace garante à sua empresa mais um canal para se relacionar com clientes (omnichannel) e tecnologia wap.store, que proporciona integração completa do seu catálogo de produtos e um gerenciamento rápido de todas suas vendas realizadas na plataforma. Você pode acompanhar o resumo dos seus pedidos, receita e ticket médio, além de ter acesso a todos os relatórios de vendas, incluindo pedidos, produtos, tickets e promoções.


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