Buscar
  • ninaoliveira54

Limpeza nas caixas d’água, saiba os perigos da não manutenção


Tanto em residências como em estabelecimentos comerciais, principalmente os que atendem centenas de pessoas diariamente, assim como os Shopping Centers, devem realizar a higienização das caixas d’água e cisternas. Nestes estabelecimentos, a manutenção deve ser periódica, pois ao longo dos meses, a matéria orgânica existente na caixa d’água vai se acumulando, podendo causar mau cheiro, deteriorar as estruturas e até mesmo causar doenças nos visitantes.


Além de limpar com buchas, é preciso utilizar produtos específicos para acabar com os microorganismos sem prejudicar a saúde dos consumidores da água. No marketplace Empório Clube, você encontra diferentes opções de cloro ativo, o principal elemento para tratar a água, com um valor negociado exclusivamente para o setor de Shopping Centers. Quer saber mais sobre a limpeza das caixas d’água? Então continue lendo!


Não basta apenas tratar a água


A água armazenada em reservatórios e cisternas, possui materiais orgânicos, biológicos e sais minerais. Por ficar muito tempo parado, essa matéria vai se acumulando ao redor e na base das caixas d’água, podendo até a danificar o equipamento. O indicado é realizar a limpeza a cada seis meses, por uma equipe capacitada e com materiais próprios para essa atividade. Em São Paulo, por exemplo, a lei obriga a se fazer ao menos duas higienizações no local por ano. Atente-se à lei da sua cidade/Estado e certifique-se de segui-la para evitar penalizações.


Além disso, água parada pode causar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que causa doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Baratas, pombos e ratos também podem se sentir atraídos pela água para matar a sede, infectando o reservatório com fungos, bactérias e outros agentes nocivos que podem causar doenças como leptospirose, cólera e febre tifoide.



Passo a Passo


Para realizar a higienização correta das caixas d’água, além de contratar um profissional qualificado e usar produtos específicos, é preciso realizar a limpeza de forma correta, obedecendo alguns passos básicos. Confira a seguir!


1. Esvazie o recipiente, deixando a água abaixo de 20cm de altura. Para evitar desperdícios, feche os registros com antecedência e utilize a água normalmente. Caso não tenha tido tempo de fazer isso previamente, uma boa dica é utilizado-la para regar os jardins e gramados do seu Shopping.


2. Esfregue a caixa d’água com um pano ou esponja macia. Buchas e escovas de aço podem danificar o reservatório. Esfregue o fundo e as paredes internas, para remover completamente a sujeira visível.


3. Enxágue para tirar o excesso de sujeira e reabasteça a caixa, aguardando pelo menos 30 minutos antes de retomar o consumo da mesma.


Nunca tente realizar a limpeza sozinho ou contratar pessoas sem experiência. As caixas d’água ficam num local de difícil acesso, exigindo o uso de equipamentos de segurança, além de treinamento específico para trabalho em altura.


Dicas par ao dia a dia


1. Mantenha a caixa d’água sempre bem tampada, se possível com lacre e cadeado. Isso evita surtos de dengue, impede a entrada da água da chuva, e a entrada de outros animais.


2. Ao contratar uma empresa para realizar o trabalho, certifique-se de que os funcionários receberam treinamento específico para esse serviço, e se a empresa tem alvará da Vigilância Sanitária.


3. No dia da limpeza, reserve uma pessoa para acompanhar o trabalho da empresa e verificar se tudo está sendo feito da forma correta.


4. Realize uma análise bacteriológica para verificar a eficiência da desinfecção.



Acesse www.emporioclube.com,br e faça seu cadastro no primeiro marketplace B2B exclusivo para Shoppings e seus lojistas do Brasil!

Siga-nos nas redes sociais | Instagram | Linkedin | Facebook

1 visualização0 comentário