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  • Samia Miranda

Como preparar um funcionário para gerenciar as vendas no Empório Clube



O cadastro dos produtos, o contato com o comprador (buyer) e o gerenciamento do estoque são funções essenciais em um marketplace. Para otimizar suas vendas e manter sua empresa organizada, indicamos treinar um funcionário para ficar responsável por sua loja no Empório Clube. Essa tarefa é fácil e pode ser dividida com outras funções da sua empresa. Continue lendo para saber os principais pontos e como orientar seu funcionário!


📦 Como cadastrar os produtos


Após preencher seu cadastro em emporioclube.com.br e se tornar nosso fornecedor (seller), é preciso começar a cadastrar os produtos em nosso marketplace. Este processo é muito simples, mas existem algumas especificidades que desenvolvemos para melhorar sua experiência.


Resumidamente, abaixo apresentamos algumas etapas importantes para a configuração de sua loja em nossa plataforma. É possível importar uma planilha de produtos via Excel, em que são aceitos até 500 itens por planilha, mas ensinaremos o passo a passo do cadastro individual.


1. Clicando em “Novo produto”, comece pela aba “Geral”, preenchendo as informações gerais do produto a ser cadastrado.


2. A aba “Preços” é o local onde será definido o valor de cada produto para venda.
3. A etapa da descrição é muito importante e deve ser feita com muita calma. Existem três tipos de descrição que devem ser preenchidas, atente-se para cada uma delas.
4. Tome cuidado com às medidas, que devem ser preenchidas em centímetros (exemplo: usar 11.00 se o item medir 11cm) e com o peso, deve ser preenchido em quilogramas (exemplo: usar 1.00 se o item pesar 1kg e 0.500 se pesar 500g).
5. Na aba “Estoque” você adicionará quantos itens tem em estoque do produto que está cadastrado.
6. Na aba “Mídias” você adicionará as fotos do produto clicando em “Fazer upload”.
7. Em “Características” preencha todos os dados sobre o produto, como cor, material, etc.
8. Aqui no Empório Clube, o cálculo do frete é de total responsabilidade do seller, podendo ser gerado de acordo com os Correios e transportadoras de sua preferência, assim como ser integrado com a Frenet, uma plataforma que oferece diversas integrações com transportadoras e regras de frete que facilitará o seu gerenciamento de frete.

Ainda ficou com dúvidas? Então acesse o passo a passo detalhado no post “Como cadastrar produtos no marketplace Empório Clube | PARTE 1” e “Como cadastrar produtos no marketplace Empório Clube | PARTE 2”.


🏷️ Contato com o buyer


Após os produtos estarem cadastrados e a loja já estiver funcionando, é hora dos buyers te procurarem para tirar dúvidas. Para otimizar as vendas, é preciso responde-los o mais rápido possível e sempre da melhor maneira. Indicamos que o funcionário escolhido seja comunicativo, e se possível, tenha experiência com o contato ao cliente. Ele também precisa saber as principais informações sobre os produtos disponíveis para sanar todas as dúvidas do buyer.


📦📦 Gerenciamento de estoque


Esta é outra função essencial, uma vez que conecta loja física com marketplace, por isso deve ser realizada atentamente e diariamente. O funcionário deverá realizar contagem diária dos itens em estoque e atualizar os número no marketplace, caso não tem um ERP. Essa ação evita vendas de produtos que não existem mais e garante a satisfação do buyer.


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