Buscar
  • ninaoliveira54

Como manter a limpeza de um Shopping Center

Atualizado: 9 de Dez de 2021


Manter a limpeza em dia de um empreendimento tão grande e frequentado como um Shopping Center não é tarefa fácil. Centenas de clientes utilizam diariamente estes locais, dessa forma, inúmeros fatores precisam ser considerados ao realizar a limpeza dos Shoppings. Uma limpeza eficaz, especialmente em pisos e banheiros, é essencial para criar uma atmosfera positiva e proteger os clientes, principalmente neste momento de crise sanitária.


Para garantir que o estabelecimento seja limpo da melhor forma possível, pode-se contratar uma empresa especializada ou funcionários próprios. Além disso, é preciso fazer o uso de bons materiais disponíveis no mercado, garantindo a higienização correta do ambiente. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo!


Materiais específicos


Para realizar uma limpeza eficiente, é preciso usar materiais e produtos de limpeza potentes e de boa qualidade. O marketplace Empório Clube conta com marcas e produtos excelentes, além de ajudar seu Shopping a realizar cotações e compras com valores especiais. Em nossa plataforma você encontra marcas como General Clean e Clorin, e itens como:


- Saboneteira;

- Pano multiuso;

- Lençol hospitalar;

- Wipe umedecido;

- Dispenseres;

- Lixeiras;

- Cloro sanitizante;

- Sanitizante para cozinhas e restaurantes;

- Desinfetante;

- Sabonete líquido;

- Álcool gel;

- Papel higiênico e papel toalha;

- Saco de lixo;

- Sabonete Antisséptico.



Segurança dos profissionais


Para lidar com ambientes sujos e muitas vezes até insalubres, deve-se fazer o uso de álcool gel, lenços e produtos de higiene pessoal, que previnem tanto o coronavírus, como muitas outras doenças que podem ser contraídas quando as mão são infectadas e levadas ao rosto.


Também é preciso pensar na segurança dos profissionais de limpeza. A melhor forma de garantir isso é através do uso de EPIs que protegem a pele e as principais vias dos materiais químicos utilizados. Em nossa plataforma você encontra itens dessa categoria como:


- Luvas;

- Aventais;

- Máscaras;

- Botas;

- Óculos de proteção;

- Sapatos profissionais;

- Protetores auriculares;

- Botinas com bico de aço;

- Toucas;

- Protetores faciais.



Hora da limpeza


Pisos escorregadios, líquidos derramados e obstáculos nas passarelas podem contribuir para quedas e escorregões dos visitantes, prejudicando a experiência dos mesmos no Shopping Center. Para evitar episódios assim, é preciso garantir a higienização adequada, com rotinas de inspeção ao longo do dia, realizando atividades como:


- Limpeza de vidros, pisos e portas;

- Lavagem de janelas;

- Desinfecção e limpeza de banheiros;

- Reabastecimento de dispenseres de papel e sabão;

- Aspiração de tapetes e carpetes;

- Manutenção em áreas de estacionamento;

- Descarte de lixeiras localizadas por todo o estabelecimento;

- Limpeza externa;

- Coleta e disposição de lixo;

- Limpeza de luminárias, extintor e sinais de saída;

- Polimento de piso.


A organização é um passo extremamente importante para que a limpeza ocorra de maneira eficiente. A equipe deve traçar metas e rotinas para que o empreendimento como um todo se mantenha limpo diariamente. Para isso, é preciso analisar alguns dados, como horários de pico do Shopping, para manter os banheiros sempre limpos, por exemplo.


Além disso, a praça de alimentação também merece atenção especial na hora da limpeza, por ser um dos locais mais frequentados dos Shoppings, por ser o ambiente em que ocorrem as refeições e por ser responsável por fazer mais sujeira e acumular mais lixo. Atente-se também ao tipo de piso, pois cada um necessita de produtos específicos para manter a qualidade, segurança e durabilidade do ambiente.


Para garantir a eficiência necessária nas rotinas de higienização do Shopping Center, podem ser usados equipamentos de desinfecção automatizada. Esses equipamentos desinfetam uma grande área com mais eficiência e produtividade, garantindo um processo de higienização mais seguro e econômico.


Limpezas técnicas


As limpezas técnicas ocorrem sazonalmente para higienizar estações de tratamento, tanques, reservatórios, tubulações, espaços confinados ou em alturas, entre outras estruturas. Durante esse processo, podem ocorrer manutenções decorrentes de incrustações, entupimentos, remoção de resíduos pastosos, lamas, lodos, materiais pesados ou graxas, entre outros. Dessa forma, é crucial contratar uma empresa especializada que proporcione segurança e qualidade na prestação desses serviços.


Acesse www.emporioclube.com,br e faça seu cadastro no primeiro marketplace exclusivo para Shoppings e seus lojistas do Brasil!


Siga-nos nas redes sociais | Instagram | Linkedin | Facebook

2 visualizações0 comentário