Buscar
  • Samia Miranda

Como cadastrar produtos no marketplace Empório Clube | PARTE 1

Atualizado: 19 de Ago de 2021

Agora que você é um fornecedor (seller) no Empório Clube, o 1º marketplace B2B (Business to Business) focado em Shopping Centers do Brasil, é preciso aprender a cadastrar seus produtos em nossa plataforma. Este processo é muito simples, mas existem algumas especificidades que desenvolvemos para melhorar sua experiência. Abaixo apresentamos algumas etapas importantes para a configuração de sua loja em nossa plataforma. Vamos lá?


📑 Importar planilha de produtos


É possível, importar um lote de produtos a partir de uma planilha de Excel, basta acessar a aba “Produtos”, clicar em “Importar produtos” e carregar seu arquivo .csv seguindo as instruções abaixo.

No Excel:

- Insira um produto/variação por linha.

- A primeira linha sempre será considerada como cabeçalho, portanto ela deve seguir nosso modelo (disponível para baixar dentro da nossa plataforma).

- São aceitos até 500 itens por planilha.

- Em campos numéricos, como preços e dimensões, separe as casas decimais por ponto e não por vírgula.

- A coluna EAN deve ser formatada como “Texto” para ser interpretada corretamente.

Importante: na carga via planilha não é possível subir as "características do produto" e a imagem terá que ser enviada via link. Ao importar via planilha, você terá que preencher as características do produto manualmente, produto por produto.


Após seguir estas etapas, suba o arquivo na plataforma e habilite a opção “ativo” para que seu produto apareça para os compradores (buyers).

📝 Cadastro individual de produtos


Se você possui poucos produtos ou não tem experiência com o Excel, é possível fazer o cadastro individualmente clicando em “Novo produto”. Você será direcionado para a página do cadastro que possui várias abas de configurações importantes. Comece por “Geral” e siga até que todas tenham sido preenchidas.

Na página "Geral" você precisará preencher as informações gerais do produto, como:

- Nome do item.

- Selecionar a categoria em que ele se enquadra em três níveis (por exemplo: Mercearia > Bebidas > Café).

- Informar o SKU, ou seja, o ID do produto cadastrado no ERP ou código único de barras.

- Deixar a caixa "Código MPN" em branco.

- Cadastrar o Código EAN/GTIN, que é o código de barras do produto. Clique em “Testar” para verificar a validade do EAN. Caso não tenha EAN ou for exclusivo, ative a opção “Produto exclusivo”.

- A caixa “URL do produto” será gerada automaticamente, por isso, deixe este campo em branco.

- Em “Produto líder” selecione se seu produto tem variação (líder = cadastro pai). Se o cadastro do produto for simples, não tiver variação de cor, sempre será a opção de produto líder.

- Na opção “Status” selecione “Ativo” para deixar o produto visível aos compradores (buyers) ou selecione “Inativo” para deixá-lo oculto.

- Confirme todas as informações e clique em “Enviar”.


💰 Preços


A aba “Preços” é o local onde será definido o valor de cada produto para venda. É possível adicionar o valor cheio do seu item na caixa “Preço De” (por exemplo R$33,00) e se estiver com desconto, colocar o valor atualizado na caixa “Preço Por” (por exemplo R$22,00). Quando houver diferença entre o "Preço de" e "Preço por", o produto é exibido no site com uma tag com a porcentagem de desconto. Mesmo que ele não tenha variação de preço é necessário preencher os dois campos com o mesmo valor.

Atenção: a caixa “Variar preços por mídias” não deve ser marcada.


✍️ Descrição


Esta etapa é muito importante e deve ser feita com muita calma. Existem três tipos de descrição que devem ser preenchidas. A primeira é a “Descrição curta”, que deve resumir de forma simples o produto a ser vendido. Escreva uma breve sinopse, de no máximo de 2 a 3 linhas. As informações mais técnicas são inseridas na descrição longa.



A “Descrição longa” enriquece a busca pelo produto. Aqui você deve inserir tudo que achar necessário, como:

- Apresentação do produto

- Apresentação curta da sua empresa ou da marca do produto

- Garantias

- Materiais

- Peso

- Benefícios e vantagens

- Público-alvo

- Modo de uso


Para finalizar esta etapa, preencha a “Descrição simples”, que tem o mesmo objetivo da “Descrição curta” e é utilizada caso ocorra algum erro de carregamento na página do produto.


Dica: você pode replicar a “Descrição curta”.


Veja a PARTE 2 aqui!


Ainda não está vendendo no Empório Clube? Cadastre-se como um vendedor neste link e nossa equipe comercial irá falar com você. Esta é a oportunidade de iniciar suas vendas em um marketplace B2B único e exclusivo.

Siga-nos nas redes sociais | Instagram | Linkedin | Facebook

13 visualizações0 comentário