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  • Samia Miranda

Cliente B2B: a importância de um bom atendimento



Oferecer um bom atendimento ao cliente, tanto no pré como no pós-venda, é essencial para crescer sua marca no mercado, aumentar o faturamento, reduzir custos e reter clientes. Isso não é diferente quando o assunto é B2B (Business to Business). Segundo dados da Bain & Company, as empresas que se destacam na experiência do cliente aumentam as receitas 4-8% acima do mercado.

Mas essa operação não é tão simples como imaginamos, é preciso conhecer seu cliente e o que ele prioriza como um bom atendimento. Continue lendo para entender ainda mais sobre o tema!


Como melhorar o atendimento ao cliente B2B


Como abordamos no post "O B2B deseja experiências na hora de realizar compras", em mercados cada vez mais concorrentes, o diferencial está em como a empresa facilita e melhora a experiência do seu cliente.


A tecnologia facilitou a realização de pesquisas, favorecendo resultados mais assertivos e fáceis de serem encontrados na internet. Estes dados devem ser usados para entender o mercado e pensar em como sua empresa pode ser cada vez melhor.


Uma das principais necessidades do cliente B2B é a eficiência na hora da compra. Para isso, escolha canais menos burocráticos de atendimento, como WhatsApp, e esteja pronto para oferecer uma experiência personalizada, conforme os desejos do cliente. Essa é uma atitude ganha-ganha para ambos os lados, pois a venda será finalizada mais rapidamente, liberando o representante para atender outros clientes.


Não se esqueça da proatividade e antecipação. Ao invés de perguntar ao cliente o que ele deseja, enxergue o mundo com seus olhos. Como Henry Ford disse, “se tivesse perguntado aos clientes o que eles queriam, teria inventado um cavalo mais rápido”. Para isso, é preciso monitorar suas redes sociais, avaliações, vendedores e atendentes.


É no pós-venda que o relacionamento e a fidelização com o cliente acontece, consolidando uma boa reputação da marca no mercado. Uma boa dica é oferecer atualizações sobre o status de cada etapa da compra, utilizando canais como e-mail, SMS ou até mesmo WhatsApp.


Marketplace B2B


Numa pesquisa realizada pela McKinsey, 86% dos executivos de B2B preferem usar ferramentas de autoatendimento, em vez de conversar com um representante de vendas. O Empório Clube permite que o comprador B2B (buyer) realize facilmente compras e orçamentos, além de poder entrar em contato com sua empresa de forma simples, rápida e sem burocracias, agilizando o processo de venda. Isso também permite que o cliente tenha acesso a fotos de diferentes ângulos do produto e informações mais técnicas, algo que não ocorre quando a venda é realizada por telefone ou catálogo.


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Esta é a oportunidade de iniciar suas vendas em um marketplace B2B único e exclusivo.

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